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Como formar o hábito de fazer Exercício?

Um dos pontos menos explorados em publicações sobre exercício físico é o de como criar o hábito de treinar.

Isso é pertinente porque, mais importante do que o tipo de treino, o número de séries, se é aeróbico ou não, que tipo de desporto vai fazer, é garantir que realmente irá fazer aquilo a que se propôs.

Todos nós já passamos por isso ou conhecemos alguém que se compromete em começar a treinar e está altamente motivado, inscreve-se num ginásio ou compra material para treinar e depois passado alguns meses a excitação inicial passa, começa a fazer exercício esporadicamente, ou até acaba por desistir.

O Hábito não é um Projecto!

Aqui entra o famoso conceito do “projeto”. Projeto Verão. Projeto Férias. Projeto 12 semanas.

Embora a definição de metas possa ser um incentivo interessante, o exercício físico não deverá ser tratado com um projeto com início, meio e fim, mas sim como um hábito para a vida toda.

O corpo humano foi projetado para se mexer, mas a maioria de nós passa muitas horas sentado à frente de écrans.

A questão que se coloca, então, é como criar o hábito do exercício?

O Ciclo do Hábito

No livro “O Poder do Hábito”, cientistas têm estudado como os hábitos se instalam na nossa mente e como podemos agir para modificá-los. O autor do livro, Charles Duhigg, mostrou que existe um ciclo em todo hábito, formado por: um gatilho, uma rotina e uma recompensa.

Se quer criar o hábito de treinar, deve inicialmente concentrar-se em consolidar esse ciclo, mais do que aumentar o número de treinos ou aumentar a intensidade. Isso significa que, especialmente nas primeiras semanas, o objetivo deve ser consolidar uma rotina, por exemplo treinar sempre à mesma hora. Identifique um gatilho (acordar, sair do trabalho, marcação com um personal trainer etc.) e saia para fazer exercício logo após.

O exercício pode ser algo tão simples quanto uma caminhada de cinco minutos. Apenas calce uma sapatilhas e saia para caminhar ou correr. Nesse início, criar a rotina é mais importante do que a quantidade, qualidade ou intensidade do exercício realizado.

Assim que terminar o exercício, ofereça uma recompensa a si mesmo. Isso pode ser beber um sumo natural, tomar um banho quente. Pode ser qualquer coisa que no fim da rotina lhe proporcione um momento de prazer.

Repita isto diariamente, como uma rotina, inclusive nos dias em que não está com vontade de treinar. Embora alguns falem que um hábito leva de 21 dias a instalar-se, mas pode demorar 6 meses, depende do grau de complexidade de pessoa para pessoa. Depois do gatilho estar criado, o acto de treinar passa a ser algo normal, pode começar a concentrar-se em detalhes como:  quantidade, qualidade e intensidade dos seus exercícios.

No nosso site www.fitproject.pt estão este e outros artigos, assim como os nossos programas que o podem ajudar a tornar o exercício um hábito.