geral@fitproject.pt       917 769 566
 

Como saber se o seu Instrutor / Personal Trainer tem competências?

Ter um PT competente e com formação é importante porque em princípio vai ter mais capacidade e confiança para ajudá-lo a atingir os seus objetivos.

 Já que vai colocar a sua saúde nas mãos de uma pessoa, é fundamental saber que formação e experiência essa pessoa tem. Certamente se tiver doente prefere ser visto por um médico do que alguém que dás umas sugestões sobre saúde.  E como em tudo na vida às vezes o barato sai caro, escolher um profissional pelo preço certamente não será o melhor critério.

 Pode ser difícil saber se um PT está capacitado ou não, pois pode ter boa formação, mas não ter boa capacidade de comunicação para transmitir os conhecimentos que tem.

No entanto, a melhor maneira de determinar se seu PT tem conhecimentos é fazer algumas perguntas.

Aqui estão algumas perguntas que pode fazer:

1. “Qual é a sua filosofia de treino?”

Esta questão é importante porque um PT competente tem uma filosofia de treino bem clara. Em outras palavras, eles têm os conhecimentos bem estruturados e fundamentados que os ajuda a tomar decisões sobre como treiná-lo da melhor maneira possível. Eles devem ser capazes de lhe dizer a sua filosofia de maneira que consiga entende-la.

2. “Que formação fez nos últimos tempos?”

Essa questão revela se eles fazem ou não formação continua. Um instrutor experiente está sempre a encontrar as melhores maneiras de treinar seus clientes.

3. “Quem são as pessoas que admira na indústria de fitness? O que gosta sobre eles?"

Todo o PT competente tem vários treinadores que segue. São pessoas que mostram através de artigos, livros e/ ou a própria experiência as melhores práticas para treinar pessoas. E não são pessoas que tem nas suas redes sociais só fotos de si sem t-shirts ou então só com “modelos”.

Se eles puderem responder a essas perguntas sem parecer um “artista”, encontrou um treinador competente e está em boas mãos. Tem um bom parceiro para o ajudar a atingir os seus objetivos, se não, tenha cuidado.

Bons treinos.