geral@fitproject.pt       917 769 566
 

Engordei e agora quero perder o peso!

Muitas pessoas ganharam peso ao longo do ano de 2020, pois vários factores contribuíram para isso, entre eles, a pandemia do Covid-19. Esse ganho de peso (em pessoas com excesso de peso e obesas) é atribuído a:

- Solidão e aborrecimento;

- Redução do treino;

- Ansiedade e depressão;

- Aumento da ingestão de quantidade de comida;

- Escolha de alimentos pouco saudáveis;

Nesta amostra de pessoas, o aumento de peso foi de 1,5 kg, no entanto, se estas pessoas quisessem perder este 1,5 kg de gordura só com exercício físico, o que teriam de treinar?

O “modelo matemático linear”, indica que 1 g de gordura fornece 9 calorias de energia

Ao gastar:

- 3.500 kcal reduziria perto de 0,45 kg de gordura

- 7.000 kcal reduziria perto de 0,9 kg de gordura

- 11.660 kcal reduziria 1,5 kg de gordura, que é o objetivo!

Portanto, se a pessoa:

- Treinar 3 vezes por semana e gastar 400 a 500 kcal por sessão (são treinos exigentes), significa que gastará de 1.200 a 1.500 kcal por semana, ou seja, precisará de 7,7 a 9,6 semanas para perder 1,5 kg.

Isto é:

3 treinos por semana, 400-500 kcal por treino, durante 2 meses, sem alterar a alimentação.

Porém, sabemos que o processo de perda de peso não é linear e que a dinâmica de perda de peso não é tão simples assim. Os estudos de Kevin Hall ajudam-nos a entender melhor essa dinâmica de um modo mais próximo da realidade.

Este modelo aqui apresentado, pode ter uma margem de erro até 30%, inclusivamente, alguns estudos demonstraram que em vez de haver uma perda de 2,7 kg (expectável) mas apenas reduziu 1,5 kg (real).

A teoria que é denominada de modelo dinâmico da perda de peso vem superar o modelo linear, e este tem em conta mais variáveis, como mudanças no estilo de vida e que tem uma margem de erro inferior a 10%.


De modo geral, o modelo linear erra pouco para estimativas de curto prazo 30 – 45 dias, mas para estimativas mais longas, a partir de 90 dias, a margem de erro aumenta.

Isto quer dizer que, pode usar o modelo linear para fazer os seus cálculos, mas cuidado se forem a longo prazo.

Pode consultar este site para fazer os seus cálculos https://www.niddk.nih.gov/bwp (site da National Institute Diabetes Digestive Kidney Diseases) ou, se não preferir, pode enviar-nos um e-mail com os seus dados que nós ajudamos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Visite também os nossos programas no site www.fitproject.pt

Bons treinos!