geral@fitproject.pt       917 769 566
 

Aprender a escolher alimentos!

Comprar produtos frescos, de qualidade, e cozinhar os seus próprios alimentos, são tarefas para as quais muita gente não tem tempo, mesmo sabendo que isso é de extrema importância para a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Por outro lado, este compromisso exige algum tempo, um bom planeamento e algum conhecimento. As opções disponíveis no mercado são tantas que a maioria das pessoas facilmente se deixa influenciar por estratégias comerciais, frequentemente apelativas a produtos de qualidade duvidosa.

Para escolher melhor o que consumimos devemos aprender a ler as informações nutricionais dos alimentos e adotar estratégias simples, de planeamento, que permitem uma atitude mais segura e saudável nos momentos em que a falta de tempo, concentração ou disposição podem influenciar negativamente as nossas compras.

Descodificador de rótulos

• Prefira alimentos com menor densidade calórica  (kcal/ 100g). Um valor superior a 4 (mais de 400 kcal por 100g de produto) é bastante elevado.

• Produtos ricos em hidratos de carbono  (pão, cereais, barras, bolachas, biscoitos, etc.) com mais de 6g de fibra e proteína (por 100g) são geralmente boas escolhas. Um valor superior a 10g seria excelente.

• Nos mesmos produtos, mas relativamente às gorduras  , procure valores inferiores a 10g por cada 100g de produto alimentar.

• Em geral, quanto menos gordura saturada  melhor, privilegiando assim as gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.

• Compare produtos semelhantes e escolha aqueles que têm menos açúcar e menos sal  .

Algumas regras essenciais:

- Faça sempre a sua lista de compras em casa, evitando comprar produtos de que não precisa. É uma regra de ouro! Da mesma forma, evite ir às compras com fome – será mais fácil resistir a impulsos!

- Para garantir maior acesso a todas as vitaminas e sais minerais, traga alimentos frescos com muitas cores diferentes! Uma alimentação saudável é colorida!

- Relativamente aos hidratos de carbono, prefira cereais pouco processados e sem açúcar adicionado, pão pesado e escuro, leguminosas (feijão, grão, lentilhas, soja, ervilhas, etc.) e fruta.

- Escolha lacticínios magros ou meio gordos, igualmente ricos em proteínas completas, cálcio e outras vitaminas e minerais essenciais. Leite magro, iogurtes sem açúcar adicionado, queijo fresco e requeijão são boas opções.

- Se tem pouco tempo para cozinhar, leve alguns enlatados - como o feijão, o grão, as lentilhas e as ervilhas - escolhendo aqueles que têm mais proteína e menos sal/sódio.

Boas compras e bons treinos!