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Porque faltar ao treino é mau?

Admita: se queremos atingir o sucesso (seja em que área for), a disciplina e a consistência são elementos imprescindíveis. Se falharmos nisso, a possibilidade de alcançarmos o que queremos torna-se muito mais remota.

Diz-se que 80% do sucesso é “aparecer”! No exercício físico, em certa parte, é verdade, pois o mais difícil já foi feito!

O que se perde mais rapidamente quando “nos baldamos” aos treinos é a resistência cardiovascular… Mas há muito mais razões pelas quais não devemos faltar aos compromissos com o exercício físico (e com a nossa saúde):

• Quando falta ao treino, não fica apenas no mesmo nível de forma física que estava – há um ligeiro retrocesso.

• Cada vez que falta ao treino, está fortalecer o hábito de não treinar. É uma pena desperdiçar um hábito que lhe custou tanto a adquirir.

• Ao fazer uma promessa a si mesmo (para treinar determinadas vezes por semana) e, de seguida, quebrar essa promessa, começa a perder confiança em si mesmo.

• Cada vez que deixa de fazer “a coisa certa” está a alimentar o hábito de fazer “a coisa errada”. O facto de “falhar” torna-se irrelevante e entra no ciclo de “perdido por 100, perdido por 1000”, falhando cada vez mais.

Da próxima vez que tentar justificar a falta ao treinos, pressionar “o botão da preguiça”, trabalhar durante a pausa do almoço, ou ir para casa logo após o trabalho em vez de treinar… pense duas vezes e tome a decisão certa!

Nem pense sequer em faltar! Nem sequer permita a possibilidade de o fazer, pois sabe que precisa de treinar para estar no seu melhor, não só física mas psicológica e emocionalmente.

Para “afastar maus pensamentos” basta lembrar-se que vai sentir-se muito melhor após o treino. O verdadeiro desafio para a maioria das pessoas não é o treino em si, mas na verdade superar os pensamentos negativos que tentam sabotar as boas intenções.

"A maior ironia da nossa vida é que, quando somos jovens, estamos dispostos a sacrificar cada pedacinho da nossa saúde em prol da riqueza, e quando nos tornamos mais velhos, estamos dispostos a sacrificar a nossa riqueza por apenas mais um dia de saúde.”

São os pequenos actos diários e hábitos que definem como vivemos a nossa vida. Treinar regularmente, comer bem e relaxar vai fazê-lo sentir-se mais feliz. Vai dar-lhe mais energia, resistência e força mental. Há 168 horas numa semana. Certamente cada um de nós, independentemente de nossas agendas lotadas, conseguimos algumas horas para cuidar do nosso corpo e mente, certo?

Bons treinos!

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José Albino

(Fitness Manager - Fitproject)