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Exercício – o melhor comprimido para dormir!

Diferentes estudos mostram uma associação convincente entre a prática de exercício e a qualidade do sono. As pessoas que fazem exercício, por norma, “dormem muito melhor”, comparativamente às que não praticam actividade física.

Se uma pessoa sedentária começar a fazer uma caminhada diária de 15 minutos, a qualidade do seu sono vai certamente melhorar. Estas pequenas mudanças, e o aumento gradual para actividades mais intensas (como correr ou andar de bicicleta), podem realmente ajudar a dormir melhor.

Noites “mal-dormidas” degradam a sua saúde, e deixam-no menos disposto a fazer alguma actividade física… Ou seja: não fazer exercício e “dormir mal” torna-se um ciclo vicioso.

Além de menor qualidade do sono, as pessoas sedentárias têm também maior risco de vir a desenvolver apneia do sono - estudos sugerem que o risco duplica! A apneia do sono é uma doença grave, em que a pessoa pára de respirar durante o sono. Os sintomas incluem cansaço, ressonar e aumento da tensão arterial. Também aumentam os riscos de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Geralmente as pessoas com apneia do sono têm excesso de peso. O exercício físico é, assim, crucial para a prevenção e tratamento desta condição.

Em relação à melhor hora para treinar, os estudos não encontram diferenças significativas entre os treinos matinais e os de fim-de-dia. Ou seja: a hora não é importante… desde que treine!

Alguns conselhos:

• Treine regularmente. O exercício vigoroso é o melhor, mas mesmo exercícios leves e pouco intensos são melhor alternativa do que o sedentarismo. Treine a qualquer hora do dia, mas não à custa do seu sono! Uma boa noite de sono é essencial para a sua saúde.

• Crie um ambiente que seja propício para dormir. Parece senso-comum mas é essencial que seja silencioso, escuro e fresco, com um confortável colchão e almofada.

• Diariamente (se tiver problemas em adormecer), ou nos dias em que sentir que acumulou mais stress, crie um ritual relaxante que anteceda a ida para a cama: pode tomar um banho quente, ouvir música calma, ler, beber um chá…

• Se você não consegue dormir, “rebolar” na cama não é muito aconselhável. Vá para outra divisão fazer algo relaxante, até se sentir cansado.

• Vá para a cama e acorde à mesma hora todos os dias. Isto ajuda a “organizar” melhor o seu organismo. Durma o necessário mas evite gastar mais tempo na cama do que o necessário.

• Se sentir sonolência excessiva diurna, ressonar, ou tiver dificuldade em respirar durante o sono, contacte o seu médico para um rastreio à apneia do sono.

Lembre-se: uma boa noite de sono é fundamental para a sua saúde, produtividade e felicidade!

Bons treinos… boas noites!