geral@fitproject.pt       917 769 566
 

6 Razões porque deve fazer exercício.

Todos nós sabemos que fazer exercício custa, cansa, faz transpirar… mas existem pessoas (como eu!) que não imaginam a sua vida sem o exercício. Afinal, quais são as motivações que nos fazem treinar? Aqui ficam as principais.

1. Deve treinar porque o exercício vai fazê-lo sentir-se bem e feliz! E digo isto literalmente! Deve ficar a sentir-se bem após o treino – inúmeros estudos confirmam uma relação direta entre o exercício e o aumento da sensação de bem-estar. Outros estudos confirmam também que os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina no hipocampo cerebral aumentaram com o exercício, sugerindo que a atividade física pode ajudar a controlar a depressão.

2 . Deve treinar para tornar a sua vida mais fácil. Tornar-se mais forte, mais magro ou mais ágil pode tornar a sua vida mais produtiva e mais feliz. Imagine os benefícios práticos no seu dia-a-dia, seja para transportar os sacos das compras, subir escadas, ir de casa para o trabalho, brincar com os filhos, etc.

3. Deve treinar para educar a sua mente a cumprir objectivos e acreditar que “é capaz”. O ciclo “estabelecer objectivos – cumprir objectivos” é uma característica aprendida pela criança numa idade muito precoce, quando se esforça para “conseguir o que quer”. As pessoas com mais sucesso, em geral, são as que mais reforçam a ideia de que “se focarmos a nossa mente para um objectivo, e trabalharmos incansavelmente para a sua realização, então vamos atingir tudo a que nos propusermos”. O exercício segue esta mesma lógica, e ajuda a criar mentes vencedoras! Se gostaria de ser capaz de correr 10 km, comece por andar, correr um pouco, e depois mais tempo (e eventualmente mais depressa)… Quando se aperceber, atingiu o objectivo pretendido e, além do seu corpo, o seu cérebro também agradece!

4 . Deve treinar, pensando na sua família e amigos… e em todas as pessoas que precisam de si. Fazer exercício não é, de modo algum, um acto de egoísmo, muito pelo contrário. As pessoas à sua volta merecem o seu melhor, e a sua melhor versão é a versão saudável (corpo e mente) e que é constantemente desafiada e melhorada com um programa regular de exercício físico.

5. Deve treinar… porque pode! À primeira vista, é fácil olhar para o exercício como uma tarefa árdua, mas pense: o exercício físico é uma bênção, porque significa que não só temos o conhecimento e os meios para nos exercitarmos mas, acima de tudo, foi-nos dado um corpo que é, por natureza, forte, rápido e ágil A saúde é o nosso bem mais precioso, e o nosso corpo, cuidado, é uma verdadeira obra de arte, que deve ser preservada.

Estas são apenas algumas das centenas de boas razões para fazer exercício físico. Pense no exercício como uma celebração e uma homenagem à fenomenal ferramenta (corpo e mente!) que dispõe para gozar da sua vida ao máximo! Acredite em mim quando lhe digo que o exercício contribui para uma vida mais fantástica!

Fica o desafio: envie este artigo para alguém que não treine regularmente. Eles vão agradecer-lhe mais tarde.

Bons treinos!