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Coma, durma, treine

Coma bem! Treine regularmente! Descanse! Repita isto consistentemente e vai ver que os resultados saltam à vista! O segredo está na SIMPLICIDADE!

Muita gente está convencida que precisa de muito tempo de treino para ter resultados, mas não é verdade! Se fizer treinos de 30 minutos de forma intensa, é mais do que suficiente para ter resultados. Claro que se quiser fazer uma meia maratona tem que fazer treinos mais longos (tem tudo a ver com os seus objetivos pessoais), mas se for para perder peso, 30 minutos intensos chegam perfeitamente para ter os resultados que deseja. 

E como o segredo está na simplicidade, saiba que existem 4 exercícios essenciais que qualquer plano de treino deve conter: flexões de braços, elevações, agachamentos e prancha. Não são fáceis – se fossem fáceis também não havia qualquer desafio – mas garantem-lhe sempre um treino muito completo! As variações para estes exercícios são muitas, por isso nunca se vai cansar de fazer sempre os mesmos exercícios! Cansaço só mesmo do esforço!

Para quem quer treinar em casa, ou na rua, não precisa de gastar muito dinheiro: o TRX é um aparelho portátil com o qual pode fazer inúmeros exercícios! Com ele consegue trabalhar qualquer grupo muscular! Elásticos também são uma boa alternativa! Também pode adquirir uma barra (que se prende numa porta de casa), sem gastar muito dinheiro. Além de servir para as elevações, serve também para as flexões de braços. E como o segredo é a simplicidade, lembre-se que, acima de tudo, o melhor aliado para fazer um excelente treino é peso do seu próprio corpo!

Outra dica simples e eficaz: faça uma actividade que seja desafiante para si! Nunca se esqueça do poder da motivação e da superação! O desafio pode passar por correr uma distância maior, correr mais rápido, aprender uma modalidade nova… O importante é que saia da sua zona de conforto – esse factor é o que o vai ajudar a ser disciplinado e consistente!

Se gostar de ler, existem inúmeros livros sobre este tema. Aqui ficam algumas sugestões: “4 Horas por Semana – O Corpo”de Timothy Ferriss, “O Seu Treinador Pessoal de Pedro Medeiros” e “The Impact! Body Plan” de Todd Durkin.

Seja coerente e consistente no que faz – não passe do 8 para o 80! Comece com pequenas alterações e suba a fasquia gradualmente! De que lhe serve, de repente, começar a treinar todos dias numa semana se depois ficar 2 semanas sem treinar?! Se não treina regularmente, comece com 2 dias por semana e depois vá aumentando gradualmente. É assim que se processa a verdadeira mudança!

Da mesma forma, não adianta fazer treinos duríssimos se a sua alimentação for baseada em fast-food, doces e refrigerantes. E se não dormir o suficiente também de pouco lhe serve ser o rei do ginásio… Falta de descanso é incompatível com os resultados que pretende.

Assim, lembre-se: coma, durma e treine bem – o segredo está na simplicidade!