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A Corrida e o Treino de Força

Muitos de nós, com as férias, reduziu os quilómetros de treino que fazia ou aproveitou para fazer outros desportos. Alguns de nós terão ainda aproveitado para dar descanso às pernas. Agora, com o regressos aos treinos, quer seja para preparar para Meias Maratonas, Maratonas ou provas de Trail, é normal surgirem algumas dores musculares fora do normal, e o risco de lesões tem tendência para aumentar. Por esse motivo, a realização de treino de resistência muscular, nos dias que não se corre, pode trazer inúmeros benefícios.

O Treino Funcional será a melhor opção para este tipo de objectivos. Em oposição aos métodos tradicionais de treino de resistência muscular, que geralmente utilizam muitas máquinas que "isolam" os músculos, o treino funcional faz o oposto – o seu objectivo foca-se em “ensinar” o sistema nervoso a usar corretamente os músculos de forma sinérgica, utilizando vários planos de movimento (como se faz na corrida).

Pesquisas recentes mostram-nos que o treino funcional traz muitos mais benefícios do que o treino realizado nas máquinas de musculação tradicionais, já que solicita mais músculos para a realização dos movimentos e permite movimentos semelhantes aos utilizados na corrida.

Neste tipo de treino grande parte dos exercícios são realizados de pé, solicitando mais grupos musculares. Torna-se mais completo, ao contrário do treino realizado nas máquinas de musculação, que geralmente se fazem na posição sentada.

Esta metodologia utiliza materiais como o peso do próprio corpo, TRX, elásticos, Bosu, bola suíça entre outros. A característica comum a este material é o seu carácter dinâmico e a instabilidade que proporcionam durante os exercícios – a “imagem de marca” do treino funcional.

Quando começar este tipo de treino, para garantir que o faz correctamente e sem risco de lesões, aconselhe-se com profissionais qualificados.

Caso queira experimentar este tipo de treino, pode informar-se junto do Fitproject, já que os seus treinos de Bootcamp se baseiam nesta metodologia, e são ministrados por profissionais credenciados e com experiência.

Bons treinos!

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José Albino

(Fitness Manager - Fitproject)