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5 Leis essenciais no Fitness

Independentemente se é um novato ou um atleta experiente, estes fundamentos são universais e devem ser respeitados em qualquer bom treino!

1º Treino de força em 1º lugar

Deve dar-se primazia ao treino de força, uma vez que os benefícios para a saúde vão ser muito maiores. Este tipo de treino vai ajudá-lo a prevenir lesões e a proteger-se dos efeitos do envelhecimento, fortalecendo os seus músculos, articulações e ossos. Até mesmo os atletas de endurance (resistência) beneficiam muito com este tipo de treino, e é conveniente fazerem algumas sessões por semana.

Faça exercícios que utilizem grandes grupos musculares, como agachamentos, flexões de braços, elevações e pranchas.

Variar o treino

Os músculos desenvolvem-se quando são sujeitos à necessidade de se adaptar a novos estímulos. Se ambiciona resultados, deve diversificar o máximo possível o seu treino - se fizer sempre o mesmo treino a sua performance e resultados vão tender a estagnar.

Pode variar o seu treino de diversas maneiras! Exemplos: aumentando a duração do treino, aumento a carga, variando o número de repetições ou reduzindo o tempo de descanso.

Se o seu objectivo é o treino de cárdio, pode variar o tempo de duração do treino, realizar treino de sprints, treinar em subidas, etc.

Ou seja: tudo vale para garantir que tem um treino variado e desafiante.

Atenção à nutrição

Pode treinar bem, mas se come mal (fast-food e doces, por exemplo) dificilmente vai alcançar os resultados que pretende. Deve realizar uma dieta equilibrada e variada, privilegiando alimentos ricos em proteína como carne e peixe, e reduzir bastante nos biscoitos, pizzas, álcool e refrigerantes. Se conseguir conjugar a alimentação e o treino os resultados vão aparecer rapidamente, é garantido!

Não esquecer a recuperação

Este é um dos factores mais negligenciados no meio do fitness! Uma boa noite de sono é tão importante como o treino e a alimentação. A falta de sono aumenta a resistência à insulina e reduz a hormona de crescimento, o que torna mais difícil de perder gordura e ganhar massa muscular.

Dicas para uma boa noite de sono incluem não ficar ao computador por pelo menos uma hora antes de dormir e não comer uma refeição muito perto da hora de dormir.

Assumir um compromisso

Em vez de procurar um programa que faça milagres, escolha um que seja eficaz, simples e de que goste! Os resultados vão aparecer! Uma óptima maneira de permanecer motivado é ter um objetivo específico, como por exemplo perder 10 kg, correr 10 km, fazer 20 flexões de braços… Caso contrário, não saberá se está a melhorar ou não.

Partilhe o seu compromisso com os seus amigos e familiares – eles podem ajudá-lo e ser mais uma fonte de motivação para que cumpra o plano de treino e alcance os objectivos que pretende.

Seja disciplinado e exigente consigo mesmo no seu treino e é garantido que os resultados vão aparecer mais rapidamente e motivação será renovada.