geral@fitproject.pt       917 769 566
 

Do Sofá para Atleta

Passe de “apaixonado pelo sofá” a atleta!

Nunca é tarde demais para começar, e se quer perder peso ou melhorar a sua condição física o sofá é o seu maior inimigo! Aqui ficam algumas dicas para uma transição eficaz do “sofá para uma vida mais activa”!

Comece gradualmente

Não importa se está preparado ou não – correr ou andar é a forma mais fácil, económica e eficaz de fazer actividade física! Se não faz nada há algum tempo, deve começar por fazer caminhadas, durante uma fase inicial, e só depois correr alguns períodos de tempo, para que o stress que vai provocar ao seu corpo não lhe provoque lesões. Nas primeiras semanas, por exemplo, não faça um treino muito longo – caminhe 5 minutos, corra 30 segundos, várias vezes, até fazer no máximo 50 minutos de treino. À medida que se sente mais forte, vá invertendo o tempo de andar com o tempo de corrida.

Recupere do treino

Treine 3x por semana. Num dia treina, no outro descansa. Assim permite que as suas articulações repousem e se adaptem melhor para o próximo treino. Complemente a corrida com treino de força – não precisa de um ginásio para fazer este tipo de treino, basta o seu próprio corpo. O trabalho de força também potencia a perda de massa gorda.

Defina um Objectivo

A cada semana, defina que vai correr uma distância maior ou a uma velocidade um pouco mais rápida, de modo a que consiga sempre progredir. Defina objectivos por semana e por mês, quer sejam de performance quer sejam físicos, tais como: quantos quilos a perder num mês, quantos treinos, quantos quilómetros, etc.

Escolha o local acessível

Escolha, inicialmente, um local de fácil acesso e plano. É crucial que se sinta bem durante o treino! Se “sofrer demasiado” com o percurso da corrida, tem mais uma desculpa para não repetir – evite locais com grandes subidas, com trânsito ou que sejam longe, e não perca de vista o objectivo principal: passar um bom bocado, enquanto cuida de si!

Inscreva-se numa Corrida

Mesmo que não esteja a pensar em competição, ter uma data definida para fazer uma corrida, vai ajudá-lo a motivar-se e a disciplinar-se. Nestas provas estão pessoas na sua situação, amadores, e é um ambiente extremamente saudável e positivo. Não se preocupe com tempos ou classificações, mas inscreva-se! Comece por uma corrida curta (5 ou 10km) – quase todas as provas tem uma alternativa para atletas e outra para principiantes. Existem corridas quase todos os fins de semana, basta ir a internet e procurar a que mais lhe convier.

Deixe o sofá descansar… Bons treinos!