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Paga o ginásio e não vai. Porquê?

Hoje em dia existem ginásios, programas de treino, programas de nutrição para todo o tipo de consumidores, para todo o tipo de “carteiras” e ainda os gratuitos, e apesar disso é um sector, que tem crescido cada vez mais.

No entanto e apesar de haver mais gente inscrita nos ginásios, as pessoas não estão mais saudáveis, pelo contrario, a taxa de obesidade tem aumentado como também outras as doenças relacionadas com o sedentarismo, ou seja as pessoas estão a pagar por serviços que não estão a utilizar.

Mas porque é que isto acontece?

Um artigo publicado na American Economic Review diz que, os indivíduos esperavam ir uma media de 10 vezes por mês, a realidade é que a média de visitas é de 4.17 vezes por mês. Ou seja, vão menos de metade do que esperavam ir, este estudo descobriu que 80% dos membros pagavam em excesso em cerca de 700 dólares (590 euros) por ano, quando poderiam redirecionar o dinheiro para programas mais específicos para eles.

Tudo se resume ao excesso de confiança das pessoas.

A melhor previsão do comportamento futuro é do comportamento passado. No entanto, o excesso de confiança leva muitos consumidores a ignorar consistentemente essa realidade em relação à frequência com que irão ao ginásio no futuro.

É possibilidades versus probabilidades. Esta superestimação do nosso futuro autocontrolo ou da futura eficiência faz com que muitas vezes confundamos o que esperamos que possamos fazer (possivelmente) com o que nós (provavelmente) faremos, ou seja é uma autoilusão.

Deixo aqui 2 sugestões

Num futuro próximo quando estiver a pensar inscrever-se num ginásio, num clube desportivo ou contratar um personal trainer, deve ter atenção a estas 2 sugestões:

1. A razão pela qual muitas pessoas não vão ao ginásio frequentemente quanto elas pensam é porque estabeleceram expectativas irrealistas para si mesmas baseadas mais em desejos em vez de seu comportamento anterior.

Se estiver a treinar uma vez por semana ou menos, e de repente, estabelecer como objetivo ir 3x a 4x por semana é muito provável que volte ao seu comportamento normal e se sinta mal porque não correspondeu às suas expectativas. No entanto, apenas teve uma opção errada, o que o levou a estabelecer expectativas irrealistas a longo prazo. Então, seja mais realista sobre seus objetivos em relação à frequência com que treinará e com base num pensamento honesto sobre seu comportamento passado - não baseado no que acha que deveria fazer.

Analise o número de vezes que treinou nos últimos (2 a 4) meses e crie um objetivo realista com base nisso. Em outras palavras, faça pequenas mudanças com base em seus comportamentos anteriores, não grandes mudanças baseadas em tudo o que acha que deveria fazer.

Pode querer treinar regularmente 3 a 4 vezes por semana, mas se raramente o consegui fazer, é mais sensato aumentar gradualmente o numero de treinos, a ideia é fazer um pouco mais do que fazia anteriormente, ou seja desta maneira as mudanças são muito mais propensas a se tornar hábitos.

2. Se está a começar ou a recomeçar a treinar recomendo antes de comprometer-se com um contrato de adesão de longo prazo num ginásio, experimentar diferentes opções ou a um grupo de treino já existente ou fazer alguns treinos com o personal trainer, mas rapidamente vai perceber o que gosta ou não e a evolução é muito mais rápida.

Ou seja, numa fase inicial não seja muito ambicioso, não queira mudar tudo de uma vez, comece com calma, mesmo que tenha disponibilidade, experimente varias opções e depois seja consistente no número de treinos semanais nos primeiros meses, e depois comece gradualmente a aumentar o número de vezes, será mais fácil de atingir o que pretende.

Bons treinos!